Em Portugal Deutschland

Factos noticiosos:

  • A Fujitsu começou a desenvolver e a implementar um sistema que liga as câmaras da pista com Inteligência Artificial para aumentar a segurança em Nürburgring 
  • A implementação inicial localiza-se na lendária secção de 2,8km de Nordschleife, onde anteriormente só o contacto via rádio com os comissários de pista garantia segurança. Se a IA detectar um potencial problema, são enviados avisos relevantes ao Controlo da Corrida e o tráfego que se dirija para aquela secção é notificado através de avisos na lateral da pista.

Lisboa, July 16, 2021

No futuro, o circuito de Nürburgring poderá beneficiar de funcionalidades de segurança avançadas apoiadas pela inteligência artificial, graças à Fujitsu. Uma complexa instalação de câmaras HD, sistemas de análise de IA em tempo real e de alertas instantâneos permitem que tanto o Controlo da Corrida como os pilotos sejam de imediato notificados de incidentes nesta secção particularmente desafiante desta pista a que Sir Jackie Stewart, o lendário piloto de Fórmula 1, chamou “inferno verde”.

O emblemático Nordschleife (Anel Norte) é a secção mais famosa das duas pistas de Nürburgring. A pista de 20,8km inclui um total de 73 curvas, onde não faltam cantos cegos, descidas e mudanças significativas de elevação, sendo por isso considerada por muitos como uma das mais desafiantes do mundo. Até hoje, caso ocorressem incidentes, como um veículo sair da pista, a comunicação via rádio era fulcral para os comissários de pista transmitirem a informação para o Controlo da Corrida, permitindo a tomada de decisões deste. Em claro contraste com o circuito de Grande Prémio, o Nordschleife ainda não foi equipado com câmaras e, como tal, está fora da visão do Controlo de Corrida. Como tal, frequentemente era difícil aferir e reagir rapidamente a problemas, o que pode revelar-se bastante arriscado quando há centenas de veículos em simultâneo na pista, como acontece em algumas ocasiões.

Solução vai envolver mais de 100 câmaras na zona de Nordschleife

O plano de implementação previsto para este ambicioso projecto de digitalização do circuito começou com uma secção de 2,8km conhecida como “Doettinger Hoehe”, onde foram instaladas oito câmaras HD pela entidade que gere Nürburgring. Além da infra-estrutura de câmaras existente no circuito de Grande Prémio, a cobertura de toda a zona de Nordschleife vai exigir mais de 100 câmaras. Todavia, esta quantidade de câmaras faz com não seja fácil monitorizar de forma fiável o que se passa no circuito usando apenas o contributo de humanos. A solução da Fujitsu tem por base câmaras instaladas por Nürburgring, ligadas ao Controlo da Corrida através de cabos de fibra óptica. Para apoiar o processo de tomada de decisões, a Fujitsu está a desenvolver um sistema de inteligência artificial que aproveita a IA para monitorizar todos os feeds de vídeo em tempo real, e assinalar quaisquer potenciais perigos que identifique. Quando são detectados potenciais problemas, o sistema notifica de imediato o Controlo da Corrida e mostra os feeds de vídeo relevantes ao mesmo tempo que apresenta a possibilidade de notificar os veículos que se aproximam do local, recorrendo, por exemplo, a ecrãs LED na lateral da pista.

Joern Nitschmann, Responsável de Manufacturing and Automotive na Fujitsu Central Europe, comenta: “Nürburgring tem a fama e o proveito de ser um circuito difícil, o que até já motivou a máxima de que ‘Todos louvam aquilo que foi testado em Nürburgring’. Obviamente, este projecto apresentou alguns desafios, incluindo a necessidade de energia e largura de banda ininterruptas no meio das colinas de Eifel. Todavia, a competência de Nürburgring em segurança nas corridas combinada com a nossa experiência a especificar, desenvolver e instalar soluções de IA complexas resultou na equipa de co-criação perfeita para os superar. A nossa colaboração transforma a segurança deste circuito reconhecidamente difícil, ao aproveitar soluções de transformação digital com provas dadas noutros sectores.”

Mirco Markfort, Director Executivo de Nürburgring, afirma: “Realizam-se provas de desporto motorizado no Nordschleife de Nürburgring há quase cem anos, e investimos fortemente ao longo deste tempo na maximização da segurança dos milhares de pilotos que aqui testam a sua mestria ano após ano. Graças à nossa cooperação com a Fujitsu, os pilotos vão estar mais seguros do que nunca. Não só conseguimos ver pela primeira vez algumas partes da pista, como a inteligência artificial também é capaz de gerar notificações automatizadas em tempo real. O primeiro teste a sério da infra-estrutura da pista foi na lendária corrida de resistência de 24 horas realizada no início de Junho. Agora estamos a recolher dados do sector de teste e a prosseguir com o desenvolvimento da solução com base no conhecimento obtido. Também estamos a planear desenvolver e implementar esta tecnologia revolucionária no resto do circuito.”

A Fujitsu continua a desenvolver o sistema de IA, ensinando-o a reconhecer veículos e a identificar diferentes partes da pista e aquilo que a rodeia, incluindo gravilha, relva e rails de protecção. A IA também está a ser treinada para detectar anomalias na pista, como óleo, sujidade ou destroços, e a lidar com condições meteorológicas como a chuva ou as sombras.

Nota para editores

Para esta solução, a Fujitsu adoptou uma abordagem on-premises para assegurar uma latência de sistema mínima, e usa uma combinação de métodos IA para ir ao encontro dos requisitos específicos de Nürburgring. O software incorpora reconhecimento de objectos por IA para identificar veículos ou pessoas na pista. A segmentação da imagem também permite discriminar entre a pista de corrida, a área de gravilha e a relva, bem como os rails de protecção e as vedações de segurança. Se houver qualquer problema de segurança, um sistema downstream alerta os controladores da corrida e permite despoletar avisos adicionais de semáforo e enviar mensagens directamente aos pilotos. Graças à sua estrutura modular, o sistema é altamente escalável e pode ser facilmente alargado a novas secções da pista.

Recursos Online 

Sobre a Fujitsu

A Fujitsu é a companhia líder japonesa de tecnologias de informação e comunicação (TIC) disponibilizando um leque completo de produtos tecnológicos, soluções e serviços. Cerca de 126.000 colaboradores da Fujitsu prestam suporte a clientes em mais de 100 países. Utilizamos a nossa experiência e o poder das TIC para moldar o futuro da sociedade com os nossos clientes. A Fujitsu Limited (TSE: 6702) apresentou receitas consolidadas de 3,6 biliões de ienes (34 mil milhões de dólares) para o ano fiscal que terminou a 31 de Março de 2021. 

Para mais informações, visite www.fujitsu.pt ou www.fujitsu.com

Pedro Amaral

Telefone: 211 557 634 / 932 981 103

E-mail: pamaral@mediabold.com

Empresa - mediaBOLD

Susana Soares

Telefone: 21 724 44 44

E-mail: susana.soares@ts.fujitsu.com

Empresa - Fujitsu : Directora de Marketing,

Fujitsu Portugal

Date: July 16, 2021

City: Lisboa

Source : https://www.fujitsu.com/pt/about/resources/news/press-releases/2021/fujitsu-transforma-seguranca-da-pista-nurburgring-com-ai.html

1588
Fujitsu Transforma a Segurança da Pista de Nürburgring com Inteligência Artificial

Source:Fujitsu

Fujitsu Transforma a Segurança da Pista de Nürburgring com Inteligência Artificial

Casos Digitais da Fujitsu Premiados como Soluções de Transformação Digital Inovadoras

Source:Fujitsu

Casos Digitais da Fujitsu Premiados como Soluções de Transformação Digital Inovadoras

Are fundamentals turning more positive for emerging market assets?

Source:Schroders

Are fundamentals turning more positive for emerging market assets?

Cristiano Ronaldo wins Euro 2020 Golden Boot

Source:ESPN

Cristiano Ronaldo wins Euro 2020 Golden Boot

Portuguese President in Luanda for CPLP summit

Source:ANGOP

Portuguese President in Luanda for CPLP summit

Portuguese premier jets in Luanda for CPLP Summit

Source:ANGOP

Portuguese premier jets in Luanda for CPLP Summit